Como escolher uma profissão?

Escolher uma profissão costuma ser uma tarefa muito difícil. O adolescente que está passando por essa fase geralmente se sente perdido, com medos, dúvidas e angústias. E ainda existe a influência da família. Há pais que deixam o adolescente livre para escolher e há aqueles que os pressionam para seguir determinada carreira por acreditarem que esta lhe proporcionará status, reconhecimento, dinheiro e poder. Ou então querem que seus filhos sigam as suas profissões por acreditarem que seria o melhor para eles e até mesmo mais fácil.

Além de todas as dificuldades e pressões que o adolescente sofre para escolher uma profissão, este ainda tem que administrar as dificuldades próprias dessa fase com relação às suas mudanças corporais e psicológicas.

Toda decisão é difícil de ser tomada porque envolve escolhas. Quando escolhemos uma profissão estamos deixando de lado muitas outras profissões, por isso é tão difícil.

Uma dica de como facilitar essa tomada de decisão é procurar se conhecer melhor. Quando nos conhecemos bem fica muito mais fácil identificar em quais profissões gostaríamos de atuar. Por exemplo: Se eu me conheço e sei que gosto de ensinar coisas às pessoas, sou paciente e adoro crianças, uma das carreiras que poderia seguir seria a Pedagogia. Agora se quase não sei nada a meu respeito fica bem mais difícil de identificar qual profissão tem o meu perfil.

Mas como podemos aumentar o nosso autoconhecimento? Nos observando, buscando compreender do que gostamos ou não e porquê e como reagimos ao que nos acontece, como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Sente em um lugar tranquilo e comece a pensar nas suas qualidades, defeitos e habilidades. Faça uma lista. Anote tudo que vier à sua cabeça. O que você tem de bom? E o que gostaria de melhorar? O que você faz bem feito? O que você gosta de fazer? Anote tudo isso!

O que também poderá lhe ajudar é pesquisar sobre as profissões. Atualmente contamos com uma grande variedade de carreiras e muitas vezes até sabemos que determinada profissão existe, mas não sabemos muito sobre ela.  Se já existe alguma profissão que você se interessa também seria interessante conversar com profissionais que a exercem, perguntar como é trabalhar nessa área, quais suas dificuldades e o que mais gostam. Tudo isso irá ajudá-lo a refletir se realmente irá gostar de atuar nessa área.

Se mesmo seguindo essas dicas ainda estiver muito difícil escolher uma profissão você pode pedir a ajuda de um profissional que possa lhe orientar. A Orientação Profissional é um procedimento em que um psicólogo lhe auxiliará a tomar a sua decisão. Esse profissional, com o auxílio de testes psicológicos, jogos, dinâmicas e outros instrumentos, aumentará o seu autoconhecimento, o tornando mais consciente de suas habilidades e em quais profissões elas poderão ser úteis. Afinal, quantas pessoas começam a cursar uma faculdade, mas depois se arrependem por não se identificarem com o curso? Quanto tempo e dinheiro é perdido quando isso acontece? E ainda pior, quanta insatisfação e insegurança essa situação causa? A Orientação Profissional pode impedir que isso aconteça! Então, se você se sente muito inseguro e possui muitas dúvidas com relação à qual carreira seguir não deixe de procurar um profissional capacitado para lhe auxiliar.