Alimentando-se conscientemente

Você sabia que comer rápido e distraidamente é um hábito comum entre as pessoas que têm problemas com o peso?

Comer sem prestar atenção nos alimentos e mastigar muito rápido compromete a sua saciedade, fazendo com que você coma mais.

Há pesquisas que indicam que pode levar até vinte minutos para o seu cérebro reconhecer que o seu estômago está cheio. Por isso, quanto mais devagar você come, mais tempo o seu cérebro tem para lhe dar o sinal para parar de comer.

Se você está acostumado a comer rápido pode parecer difícil comer em um ritmo mais lento. Mas saiba que é possível mudar esse hábito. Algumas dicas de como fazer isso:

  • Modifique alguma coisa nos ambientes onde faz as suas refeições para se lembrar de comer mais devagar. Pode ser uma toalha nova, louças diferentes, objetos novos de decoração, enfim…o importante é que seja algo que te ajude a lembrar de comer mais devagar;
  • Programe um despertador para apitar de três em três minutos. A cada vez que o ouvir descanse os talheres e espere dez segundos para voltar a comer. Pode ser algo chato, mas é só até você criar o hábito de mastigar os alimentos mais devagar. Depois que você se acostumar, será algo automático e não haverá mais essa necessidade;
  • Observar a hora de início e término de suas refeições. Anote em um caderno e tente prolongar gradualmente o tempo que leve para comer.

 

Comer devagar é um hábito. Comece aos poucos. Procure aumentar cada vez mais o tempo das refeições, até que você não tenha mais dificuldade para se sentir saciado. Mudar algo em nossas vidas é sempre desafiador, mas devagar você chega lá.